quinta-feira, 12 de setembro de 2013

CAUSAS QUE CONCORRERAM PARA O SERGIPE NÃO TER CONSEGUIDO O ACESSO À SÉRIE C!

               O Sergipe foi desclassificado pelo Tiradentes e o acesso à Série C foi adiado. Adiado sim, pois o clube, na próxima temporada, terá condições de traçar um melhor planejamento, haja vista que participará da Copa do Brasil e  da Copa do Nordeste, e assim, terá recursos financeiros suficientes para investir em melhores jogadores e conseguir sair dessa "malfadada" Série D.

              Mas alguns equívocos cometidos no clube, concorreram para que o time não conseguisse o êxito na quarta divisão nacional desse ano. Listamos alguns:

a) A renovação de contrato de jogadores com  problemas físicos, exemplo de Fernando Pilar e Almir Sergipe. Ambos ficaram de fora de várias partidas no Campeonato Estadual, por motivo de lesão, mas  mesmo assim permaneceram no clube, ocupando, possivelmente, a vaga de jogadores em melhores condições físicas que poderiam ser contratados para a competição nacional;

b) A contratação de jogadores, durante o período de recesso da Copa das Confederações, para somente integrarem o elenco e não para atuarem como titulares. Foram os casos do zagueiro Moisés, do meia Ricardo Maranhão e do atacante Ila, ou seja, não houve uma qualificação do time titular. Não sei se vocês se recordam, mas escrevemos uma matéria, em 11/06/2013, justamente sobre isso (para não dizerem que só estamos comentando agora, que o time foi eliminado), tendo como tema "A hora de contratar é agora!", e que reproduziremos:
                        
"O Sergipe conseguiu dois bons resultados pela Série D e atualmente é o líder do Grupo A4, com 04 pontos                     ganhos. No entanto, o elenco é ainda é reduzido e necessita de reforços. E alguns pontos precisam ser corrigidos no time, como a compactação no setor de meio-de-campo quando a equipe não tem a posse de bola.  Durante o Campeonato Estadual já comentávamos sobre isso, ficando latente esse fato nos dois jogos contra o Estanciano, no Batistão, e na final diante do River Plate, onde havia um "clarão" naquele setor do campo. E novamente nesse último jogo pela Série D, contra o Botafogo-PB, isso ocorreu. Foi, inclusive, um ponto do comentário de Raniel de Jesus, na Liberdade Am, durante a partida.  

Campeonato Brasileiro não é Campeonato Estadual, e a hora de contratar e de investir é essa! Não estamos falando de "quantidade", mas de "qualidade" - até porque o Sergipe já tem uma base boa, seriam apenas reforços pontuais. Há três times de massa no grupo A4: Sergipe, CSA e Botafgo-PB. E a equipe rubra conseguindo a classificação, um desses dois últimos times ficará de fora, e isso será bom para o Sergipe, pois abrirá uma boa perspectiva para as fases seguintes, onde sabemos que a pressão da torcida e de arbitragem de alguns adversários poderia se transformar num agente dificultador para a obtenção de bons resultados.

E só para exemplificar esse comentário do parágrafo anterior ao torcedor rubro, o Sergipe conseguindo a classificação nessa 1ª. fase poderá cruzar com o outro classificado do grupo A4 somente na 3ª. fase, de acordo com o regulamento da competição. Na 2ª. fase, o duelo seria eliminatório contra uma equipe do grupo A3: Tiradentes-CE, Guarany de Sobral-CE; Potiguar-RN, Ypiranga-PE ou Central-PE. De todas essas agremiações, a de maior torcida e representatividade é o Central, de Caruaru, porém, o futebol cearense está num momento melhor, mesmo sendo representado por equipes de pouca tradição no Nordeste."

Então, leitores, o meia Ricardo Maranhão (foto), por exemplo, integrou o elenco do Campinense que foi campeão da Copa do Nordeste desse ano, e foi importante para a equipe em diversos jogos, inclusive marcando gols decisivos. E o futebol paraibano está num nível melhor que o Sergipano, não há como negar isso, afinal tem um time campeão do Nordeste (Campinense), um na Série C (Treze), e outro que deverá conseguir o acesso na Série D (Botafogo/PB).  Como explicar então, o porquê desse jogador conseguir atuar no futebol paraibano e não ter lugar no time do Sergipe?  Coincidência ou não,  o atleta acabou "se contundindo", mesmo sem jogar!

             
                E o que dizer do bom zagueiro Moisés? O jogador era elogiado pelos torcedores e pela imprensa, nos treinamentos, mas só foi escalado na partida diante do Vitória da Conquista - e por sinal, foi escolhido o melhor em campo naquela oportunidade.

c) A manutenção, no time titular, de jogadores que não estavam correspondendo em campo - não precisa nominá-los, o torcedor colorado sabe quem são!

d) O clima de ôba ôba proporcionado pela imprensa local, que inclusive estampou matérias infelizes, como aquela do "Barcelona dos Pobres", referindo-se ao Sergipe. E por mais que digam que isso não afeta os jogadores, comissão técnica e Diretoria, afeta sim, é tanto que teve dirigente do Sergipe que ficou com aquela história de que  faltavam cinco jogos, quatro, etc, para o acesso!  

e) As contratações de jogadores que não atendiam ao perfil exigido para uma competição como a Série D. Ex: Wallace;

f) Jogo fora do Estado, contra o Tiradentes;

g) Problemas de relacionamento no grupo de jogadores. Ex: Lucão e Leandro Kível;

h) A contratação tardia de bons jogadores, com experiência. Ex: Fernando Belém.  

               Enfim,  e como esse blog é independente e não se omite, esse é o nosso entendimento. Mesmo com tudo isso, o Sergipe, por pouco, não conseguiu a sua classificação à 3ª. fase da Série D! 

Gostou do texto? Então curte, ao lado, o nosso blog no Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe abaixo o seu comentário, ele estará visível depois de APROVADO pelo administrador do blog: