quarta-feira, 8 de junho de 2011

TV SERGIPE X FUTEBOL SERGIPANO!

        Apresentamos abaixo um texto enviado por um torcedor colorado, Cláudio Paixão, acerca da linha de transmissão adotada pela TV Sergipe em nosso Estado, desvalorizando o nosso futebol.

-----------------------------------------------------------

Tv Sergipe X Futebol Sergipano

        É difícil imaginar o que a Direção de Jornalismo da TV Sergipe pensa a respeito de ética profissional. Milhares de telespectadores e simpatizantes desta emissora de TV ficam diariamente indignados quando se deparam com situações, no mínimo, de desrespeito àqueles que disponibilizam parte de seu precioso tempo para assistir ao Globo Esporte local que, no meu entender, deveria estar “recheado” de informações sobre o esporte (e esporte de modo geral, seja profissional ou amador) do nosso estado.

        Não é o que acontece. Infelizmente, parece que o interesse em subtrair a audiência da emissora concorrente – pelo fato desta última ter os direitos de transmissão do campeonato sergipano de futebol – se torna bem mais importante que noticiar um clássico entre Sergipe e Confiança, válido pela semifinal do 2º turno do Campeonato Estadual, em 18/05/2011. Sequer, o apresentador/chefe divulgou o local e horário do jogo, muito menos algo sobre a partida. Deixou o telespectador “a ver navios”. Nada contra os jogos escolares TV Sergipe (praticamente único noticiário do programa), muito pelo contrário, é plausível a iniciativa de difundir o esporte amador tão carente de apoio. Muito embora, a quem diga que a afiliada da Rede Globo em nosso estado tenha interesse em extinguir o futebol local, para simplesmente promover e dar notoriedade a Copa TV Sergipe de Futsal.

        Enfim, qual a justificativa para ocultar uma notícia de tamanha importância? O porquê de toda essa indiferença com o nosso futebol? Sem falar em muitos outros esportes no nosso estado que ficam sem cobertura jornalística. É falta de espaço na programação? De profissionais para cobrir a matéria? De apoio logístico ou falta de interesse mesmo? Acho, com toda sinceridade, uma falta de respeito ver uma emissora dessa magnitude atender outros interesses, ao invés de se preocupar com aquele que a mantém viva, o telespectador.

---------------------------------------------------------------

COMENTÁRIOS DESSE BLOG

        O assunto que acabamos de apresentar nesse texto, muito bem escrito, por sinal, também já fora abordado por nós aqui desse blog, em 2010, onde criticamos veementemente a política adotada por aquela emissora de TV - leia a matéria completa: clique aqui.

        Na época, um leitor desse site entrou em contato com o Diretor de Esportes da emissora para saber os reais motivos pelos quais a TV Sergipe ignorava o futebol local, tendo o mesmo respondido que a determinação viria da TV Globo, no Rio de Janeiro, e a afiliada teria que seguir aquela diretriz.

        Independente disso, o fato é que a TV Sergipe não apresenta mais a mesma força de antes em termos de organização administrativa e poderio econômico. Tanto é assim que, recentemente, houve uma deflagração de greve por parte dos seus funcionários. Inclusive, uma edição do “Bom dia Sergipe” deixou de ser exibida naquela ocasião por conta das dificuldades para se elaborar o programa diante da considerável adesão, por parte dos seus empregados, àquele movimento grevista. Além disso, grandes profissionais estão sendo demitidos, podemos citar: Thiago Elcias, Dânia Matos, Paloma Vasconcelos, e agora, o Vieira filho, um dos repórteres do “Viva Esporte”, que vai ao ar aos sábados.

        E um dos motivos para esse fracasso talvez esteja na falta de identidade dessa emissora com o seu povo, com a sua raiz. Assim como os torcedores, os meios de comunicação devem ser “bairristas”. Precisamos valorizar o que é nosso. O Estado de Sergipe é o menor da Federação, mas nem por isso deixa de contar com uma imprensa competente. Há excelentes profissionais no mercado, mas que, infelizmente, se submetem aos caprichos da Direção dessa emissora em troca da manutenção dos seus empregos.

2 comentários:

  1. O problema tb eh a tv atalaia... alem de transmitir com pessima qualidade com akele narrador (pingo de leite) narrando como quem tah com a boca cheia, faz com que quebre o interesse da tv sergipe em vender um jogo em que ela nao vai ganhar nada em troca
    alias globo esporte daki eh falido em informaçao e assunto é capaz de amanha passa como manchete principal do GE campeonato de pipa
    agora nao acho certo transmissao dos jogos
    pq esses contratos faz com q prejudique o futebol local como fizeram com sergipe e outros jogos... 3 da tarde de um sabado no sol quente pq a tv atalaia queria transmitir ¬¬
    deveria ser feito uma divulgaçao tanto na tv atalaia e na tv sergipe mas sem transmissao de jogos e a Federaçao poderia fazer um tipo e campeonato mais empolgante do q esse q estamos vendo e resolver tb alguns problemas do nosso futebol pq esse presidente da fsf nao faz nada ... fica ali no formol se mantendo e o futebol falindo.

    ResponderExcluir
  2. Esse problema não ocorree somente aqui. Recentemente o Corinthiasns e depois o clube dos 13 empacou com os direitos de transmissão. A minha opinião é que não deveriamos ceder os direitos de transmissão para ninguém com exclusividade, mas quem quisesse transmitir determinados jogos negociaria com os clubes e pagaria por transmissão. Zé Maria

    ResponderExcluir

Deixe abaixo o seu comentário, ele estará visível depois de APROVADO pelo administrador do blog: