segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

UM NOVO ESTÁDIO DEVERÁ SER CONSTRUÍDO EM ARACAJU – PARTE 1!

        Há cerca de um mês, um leitor nos questionou a respeito da reforma do estádio Lourival Baptista. Na oportunidade, dissemos que traríamos, em breve, uma matéria relacionada ao assunto. Em atenção ao mesmo, e às demais pessoas que acompanham esse blog, aí está:

Reformar ou construir um novo estádio?


        O projeto da reforma do estádio Batistão, com a conseqüente transformação em uma Arena Multiuso, começou a ser elaborado após a ratificação do Brasil como o país organizador da Copa do Mundo de 2014, na intenção de que o Estado de Sergipe pudesse figurar como uma das subsedes do evento. Porém, o referido projeto deverá ser modificado.

        Isso por que, estudos preliminares apontaram que o montante a ser gasto para a tal reforma, seria consideravelmente oneroso para os cofres públicos, principalmente por tratar-se da remodelação de uma praça de esportes, de certa forma, já antiga e demasiadamente desgastada na sua estrutura fisica – isso se tornou evidente naquele episódio da queda da marquise, no setor das cadeiras, no inicío da década passada. Por essa razão, alguns profissionais da área da construção civil argumentaram que essa não seria a alternativa mais apropriada para o caso em tela.

        Diante disso, começaram a surgir opiniões no sentido de que a solução mais indicada seria a construção de um novo estádio. O chefe do Poder Executivo Estadual, Marcelo Déda, em recente entrevista, pronunciou-se a respeito do tema, dizendo que consultaria e aguardaria a manifestação de determinados profissionais pertencentes aos setores envolvidos na questão. A partir daí então, tomaria uma decisão.

        Mas pelo que deixou transparecer na ocasião, o Governador praticamente descartou uma reforma no Estádio Lourival Baptista, sendo favorável à construção de uma nova praça de esportes, através de uma parceria público-privada (conhecida como PPP), onde há uma cooperação mútua entre ambos os entes, na elaboração, financiamento, e implantação do projeto. Portanto, a capital sergipana deverá ter um novo estádio em breve, mas em qual local será erguido?

* Obs: Amanhã apresentaremos a segunda parte dessa matéria, inclusive tendo como foco principal esse questionamento.

5 comentários:

  1. Rickley. O governador Marcelo Déda deu entrevista hoje pela manhã no Bom Dia Sergipe e disse que a FIFA pediu prioridade na constrrução de um centro de treinamento ao invés de um estádio. Ficou claro que esse será o rumo do estado de Sergipe. A reunião de hoje com Dilma, além de outras coisas, vai pedir sua interferência para para que o governo olhe para os outros estados e não somente para as sedes. O CT que Déda propõe é na Barra dos Coqueiros, perto do Star Fish (que tem parte do governo). Sds. JM

    ResponderExcluir
  2. Rickley. Na Copa do Mundo FIFA não existe a chamada subsede, o que existe são campo base (Team Base Camp). A FIFA traça alguns parâmetros que envolve instalações de hospedagem e o próprio Centro de Treinamento, o qual, preferencialmente deverá ter dois campos. Na candidatura já apresentada o CT ficará na área do Hotel Dioro (antigo Starfish). Se Aracaju quiser poderá apresentar a sua candidatura colocando o João Hora como CT, já que lá tem-se 3 campos.
    O local que se pensa para a nova arena é uma área de 75mil m² no Santa Maria, para que haja uma comparação o João HOra tem área de 70 mil m². Então fica a questão será que a área oferecida comporta um estádio olímpico com padrão FIFA (X número de vagas de estacionamento por torcedor)?
    Como o projeto de reforma do Batistão jé está em vermelho em branco poderíamos pedir que fosse utilizado em nossa Arena João Hora.

    ResponderExcluir
  3. O Governador Marcelo Déda com relação ao Futebol é um Pseudo-Carioca tá pouco se lichando pro Futebol Sergipano, tá mais fácil é ele colocar Pay-per-view de graça pra os demais pseudo-cariocas assistirem o Flamídia pela TV nos fins de semana, sou filiado ao PT do meu Estado, num to criticando por criticar não mas é a realidade dos nossos representantes, nem o Governador muito menos o prefeito de Aracaju tão ligando pra futebol sergipano
    André Bastos

    ResponderExcluir
  4. Srs. Acho que a nossa diretoria poderia colocar sim o JH a disposição do governo. Uma excelente reforma deixará o JH muito lindo, dará repercussão internacional como o estádio do Sergipe e depois teríamos um belo centro de treinamento "de graça". Vou sugerir isso ao Doutor. Sds. Zé Maria

    ResponderExcluir
  5. Otima ideia ,governador compre essa ideia Arena João Hora bem localizada e uma area de 70.000 m*
    e para o gipão seria ótimo

    ResponderExcluir

Deixe abaixo o seu comentário, ele estará visível depois de APROVADO pelo administrador do blog: