quarta-feira, 8 de setembro de 2010

FUTEBOL SERGIPANO: UM FUTEBOL DE QUATRO MESES!


Um tema que merece ser abordado é a questão do período de realização do Campeonato Sergipano da Série A1. A CBF divulgou, semana passada, o calendário de competições para o ano de 2011, designando para os campeonatos estaduais as seguintes datas - de 16 de janeiro a 15 de maio.

       Só que há um detalhe importante no que tange a esse aspecto: é possível que o campeonato estadual seja realizado fora desse período estabelecido pela CBF, desde que haja uma concessão dessa Entidade. Isso está inserido no art. 10, do Regulamento Geral de Competições, descrito abaixo:

REGULAMENTO GERAL DE COMPETIÇÕES DA CBF


       Por que trazer à lume toda essa discussão? Simplesmente pelo fato de que algo precisa ser feito no nosso futebol para alterarmos o calendário atual. É inconcebível ficarmos sem ter quaisquer jogos de futebol profissional por quatro meses, de setembro a dezembro. O futebol sergipano não tem nenhum clube nas séries A, B e C do campeonato nacional, e em 2011, somente uma equipe participará da série D. E as demais, ficarão sem atividades durante o segundo semestre inteiro?

       Portanto, colegas leitores, por que não realizar um Campeonato Sergipano nos moldes dos anos 80 e 90, com oito ou nove meses de duração, preenchendo uma boa parte do segundo semestre? O calendário local está vazio, só a Federação Sergipana de Futebol não se apercebeu disso.

       A velha desculpa de que esse tipo de campeonato contraria as determinações da CBF não tem respaldo. No Maranhão, por exemplo, o Campeonato Estadual começou no último dia 02/09 e terminará praticamente no final do ano. No primeiro semestre foi disputado um outro campeonato, a Copa União (de 21/02 a 30/05), que valeu ao campeão uma vaga na Copa do Brasil de 2011.

       Agora eu pergunto: por que a Federação Maranhense pode fazer isso e a sergipana não? O que falta é a boa vontade dos dirigentes locais. Um Campeonato Sergipano disputado somente até maio, é uma piada, para o atual estágio pelo qual passa o nosso futebol. Talvez uma das razões do baixo nível de público nos nossos estádios seja essa: o torcedor, de certa forma, desacostuma e deixa de freqüentar as praças desportivas por conta da não realização de jogos de forma contínua. E a tendência, a continuar nessa toada, é a diminuição ainda mais gradativa da sua presença.

       O arbitral para o Campeonato Sergipano de 2011 deverá ser realizado em outubro, e até lá, espero que, tanto os dirigentes dos clubes quanto os da Federação, possam levar em consideração esse fato. As demais Federações, em sua maioria, possuem equipes disputando as outras séries do futebol brasileiro. Não podemos nos basear nelas para estabelecermos o nosso calendário, sob pena de arcarmos com as conseqüências dessa inatividade gerada pela falta de competições locais: desmotivação do torcedor, redução de trabalho para a imprensa, menor geração de empregos (diretos e indiretos), e pouca renovação de atletas.

       Nós, que gostamos e apreciamos tanto esse futebol, mesmo não estando atualmente num grande momento, não podemos concordar em termos somente quatro meses de competições durante o ano inteiro. Esse blog sozinho não tem tanto alcance, mas com sua colaboração, torcedor, podemos expandir nossas idéias para que o futebol sergipano possa se revigorar. Faça a sua parte também e vamos cobrar essas mudanças no calendário!

8 comentários:

  1. Gostei do teor da matéria...mais gostaria de ressaltar que infelizmente acredito que um dos problemas para o campeonato ser tão longo seriam os custos elevados de manter uma equipe do interior por 8/9 meses...se para o CSS,Confiança e Itabaiana já é complicado honrar seus compromissos imagine para outras equipes de menos porte...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Cleverton. Realmente os custos seriam maiores, mas em contrapartida teríamos mais possibilidades de atrair patrocinadores, pois num período mais extenso a visibilidade seria outra. Fora isso, haveria as rendas dos jogos, tudo bem que ultimamente tem sido um fracasso o público presente nos estádios, mas se tivéssemos um campeonato atrativo, no tocante a sua fórmula de disputa, os torcedores compareceriam.

    O curioso é que já ouvi diversos dirigentes de clubes do interior reclamarem que o Campeonato Sergipano é curto, e por isso não investem como gostariam. Acho que é um tema onde há divergências, uns favoráveis a um campeonato mais longo, e outros, contrários. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ricley,

    Um dos segredos do sucesso do Internacional foi o conhecimento da legislação desporiva nacional. De minha parte quanto mais a estudo mais vejo como a CBF se tornou uma entidade acima de todos os poderes.
    Acima do Regulamento de competições está o Estatuto do Torcedor que estabelece:
    Art. 8o As competições de atletas profissionais de que participem entidades integrantes da organização desportiva do País deverão ser promovidas de acordo com calendário anual de eventos oficiais que:

    I - garanta às entidades de prática desportiva participação em competições durante pelo menos dez meses do ano;
    Então propiciar dez meses de competições é uma obrigação legal, e a lei fala garantir as entidades, enão à algumas entidades.

    ResponderExcluir
  4. Carlos, você, como um estudioso e conhecedor da legislação desportiva brasileira, nos trouxe um dispositivo que sustenta ainda mais a tese estampada na matéria.

    E por que os dirigentes locais não respeitam tais regras? Temos que nos manifestar diante dessa submissão exagerada da FSF em relação à CBF, precisamos agir. Conto com o seu apoio e, se posssível, vamos ampliar essa discussão e levar essa proposta de ampliação do calendário junto à Federação Sergipana de Futebol. Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Chamo-me Renato Wanderley, sou radialista, cearense e gosto de acompanhar o futebol nordestino. O campeonato sergipano poderia ter uma maior duração. Concordo com o autor da matéria.

    ResponderExcluir
  6. Renato, seja bem-vindo a esse blog. Infelizmente os homens que comandam o nosso futebol não se dão conta disso. É por essas e outras que estamos na 4ª. divisão e sem perspectiva nenhuma, em relação aos nossos clubes, nas competições nacionais. Essa é a real situação do futebol local!
    Um abraço, Rickley.

    ResponderExcluir
  7. Alguma coisa precisa ser feita para que os clubes possam se manter em atividade durante pelo menos dez meses do ano. A participação na série D não pode ser de apenas um clube, e a copa governador do estado tem que mudar de nome, tem que se chamar Copa Sergipe de Futebol,mas não só mudar o nome,todos os clubes que participarem do campeonato sergipano tem que jogar nessa copa,e o campeão e o vice terão participação na copa do Brasil do ano seguinte. Nada do campeão do estado ter direito à série D e também de participar da copa do Brasil. Dessa forma sim, estaremos valorizando o campeonato sergipano,que levaria dois clubes para série D e a copa Sergipe, levando duas equipes para a copa do Brasil. Isso parece mais lógico, e procurar manter essa fórmula durante algum tempo,aí sim, todos então devem se unir,imprensa,federação,torcedores e todos aqueles que querem o crescimento do nosso futebol.Se fizermos a mesma coisa desse ano, a crise só tende a piorar.

    ResponderExcluir
  8. Olá, anônimo. É exatamente isso que reivindicamos, que os principais clubes do Estado possam jogar pelo menos 10 meses no ano. Quanto à união que vc citou, é muito difícil haver isso aqui no Estado de Sergipe. A Federação não atende às reivindicações dos clubes, somente segue o que a CBF dita.

    Na nossa opinião, o Campeonato do Nordeste deveria ser no segundo semestre, já que o nosso calendário está praticamente vazio durante esse período. Mas, mas não sei qual a razão, Carivaldo Souza defende que seja no início do ano.

    É desanimadora a atual gestão da nossa Federação, até mesmo os mais aficcionados vão aos poucos perdendo o encanto pelo futebol local, diante de tantas aberrações.

    É vergonhosa a situação do futebol sergipano. O amadorismo ainda é uma constante. Os Presidentes de clubes estão no cargo mais para se promover pessoalmente do que para fazer com que a sua agremiação se desenvolva.

    Nós, já há algum tempo, defendemos uma mudança geral de direção na Federação e nos clubes, no entanto, parte da imprensa ainda insiste em valorizar os que lá estão, muitas vezes por conta de amizades pessoais, por isso nosso futebol não evolue. A renovação é necessária!

    ResponderExcluir

Deixe abaixo o seu comentário, ele estará visível depois de APROVADO pelo administrador do blog: