quarta-feira, 5 de outubro de 2011

UM RAIO-X DAS OUTRAS FEDERAÇÕES DE FUTEBOL DO NORDESTE


        Apresentamos abaixo o quadro completo das Federações de Futebol do Nordeste, à exceção da nossa, a Sergipana - o que também nem é preciso mais relatar, dada a série de matérias já publicadas em virtude da permanência descabida e insana do seu Czar, José Carivado de Souza.

        Por falar nele, outro dia, e ao ser entrevistado, justificou a continuidade do seu mandato ao dizer que quase todos os Presidentes das demais Federações já estavam no cargo há mais de vinte (20) anos, o que não é verdade, pelo menos se analisarmos as outras Federações de Futebol do Nordeste.

         E os que têm mais tempo estão sendo afastados, paulatinamente, pela Justiça, como foram os exemplos recentes ocorridos no Piauí e no Maranhão. Portanto, só falta isso acontecer em Sergipe, mas o Ministério Público desse Estado, apesar dos vários indícios de irregularidades na gestão daquele Órgão,  prefere adotar a postura do silêncio e, até o momento, não implementou ações no sentido de investigar as contas da referida Entidade.

        Observem a matéria, com dados colhidos através de pesquisa realizada junto aos diversos sites que se reportam ao assunto, bem como nos das respectivas Federações:

Ednaldo Rodrigues

EDNALDO RODRIGUES – É o Presidente da Federação Baiana de Futebol há 10 anos. Está no terceiro mandato.

Gustavo Feijó

GUSTAVO FEIJÓ – Presidente da Federação Alagoana de Futebol - foi eleito em 2007.

Evandro Barros Carvalho

EVANDRO BARROS CARVALHO - tomou posse em 02/09/2011, após o falecimento de CARLOS ALBERTO OLIVEIRA, em agosto, e que estava no cargo de Presidente da Federação Pernambucana de Futebol há 16 anos, desde 1995.

Rosilene Gomes

ROSILENE GOMES – Foi a primeira mulher do Brasil a chegar à Presidência de uma Federação de Futebol, no caso, a Paraibana. Está no comando da Entidade desde 1989 – 22 anos.

José Vanildo da Silva

JOSÉ VANILDO DA SILVA – É Presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Futebol, desde 2007.

Mauro Carmélio

MAURO CARMÉLIO - Eleito Presidente da Federação Cearense de Futebol, em junho de 2009.

José Lima

JOSÉ LIMA – Reassumiu a Presidência da Federação Piauiense de Futebol, no dia de hoje (05/10/2011). As constantes mudanças no comando da Entidade estão se tornando uma verdadeira novela. Senão vejamos:

Em janeiro desse ano, instalou-se uma crise na Entidade. A Justiça cassou o mandato do então presidente, Lula Ferreira, que estava no cargo há 18 anos, e mandou empossar Cesarino Oliveira, o segundo mais votado nas eleições de dezembro de 2010. A Justiça considerou a candidatura de Lula irregular, porque a Entidade não teria prestado contas.

Cesarino de Oliveira, no entanto, renunciou ao mandato cinco meses depois, em maio, assumindo então uma Junta composta por três presidentes de clubes que disputavam o campeonato piauiense: Chico Wilson, do Comercial, Elizeu Aguiar, do Ríver e Reinaldo Ferreira, do Piauí.

No mesmo mês, no dia 30, a CBF interveio e enviou uma resolução destituindo REINALDO FERREIRA, Presidente do Piauí, do comando da Junta e nomeando JOSÉ LIMA, presidente do Parnahyba, para o seu lugar. A CBF alegou que Reinaldo Ferreira assumiu a presidência da junta de forma irregular, já que a escolha ocorreu com base na faixa etária (Ferreira foi nomeado por ser o mais idoso dentre os cartolas), quando o correto seria a indicação do presidente do clube há mais tempo filiado à FPF: o Parnahyba.

José Lima só ficaria até o dia 30 de setembro no cargo. A CBF então indicou JANKEL COSTA, provisoriamente, para exercer a Presidência, por ser o dirigente do clube mais antigo filiado à Federação Piauiense de Futebol.

E hoje, dia 05/10/11, aconteceu o último capítulo dessa história. O presidente do Parnaíba Esporte Clube, JOSÉ LIMA, reassumiu a administração da Federação de Futebol do Piauí na manhã desta quarta-feira, respaldado por uma resolução publicada no site da CBF, que lhe dá esta prerrogativa até o dia 31 de outubro. Uma nova eleição está marcada para o dia 17 de outubro.

Carlos Alberto Ferreira

CARLOS ALBERTO FERRREIRA – está há 20 anos no comando da Presidência da Federação Maranhense de Futebol, entretanto, foi liminarmente afastado do cargo, em 23 de setembro desse ano, conforme decisão judicial, sob acusação de ter cometido irregularidades na prestação de contas da Federação. A entidade está sob Intervenção. O Presidente do Tribunal da Justiça Desportiva do Estado do Maranhão, Dr. ANTONIO AMÉRICO LOBATO GONÇALVES, foi nomeado Interventor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe abaixo o seu comentário, ele estará visível depois de APROVADO pelo administrador do blog: