segunda-feira, 10 de outubro de 2011

CLUBE QUE DEU ORIGEM AO SERGIPE FAZ 102 ANOS. PARABÉNS!



        O primeiro clube esportivo de Aracaju foi o Cotinguiba Esporte Clube. Existe uma versão, não comprovada, de que o Sergipe nasceu a partir de uma facção do Cotinguiba, insatisfeita com o nome dado a este clube.

        Estes dissidentes teriam resolvido, então, fundar outro clube com o verdadeiro nome do rio onde seriam disputadas as competições de remo: o rio Sergipe. Entretanto, pesquisas e testemunhos (inclusive de um dos fundadores do Sergipe, o Sr. José Couto de Farias) apontam outra versão: a simples necessidade de haver outro clube para que as regatas pudessem ser realizadas.

        Assim, comandados por Adalberto Ribeiro Monteiro e mais Euclides Porto, Adalgiso Rosal, José Couto de Farias, Tancredo de Sousa Campos, Américo Silva, Francisco Bessa (e outros que a história não registrou), teriam se reunido no dia seguinte da fundação do Cotinguiba, ao meio-dia de 11 de outubro de 1909, na sede da Associação Comercial, quando então deliberam que, no domingo seguinte, dia 17, seria fundado o Club Sportivo Sergipe. E foi o que aconteceu.

Mas, falemos do Cotinguiba:

Fonte: http://historiadosclubesnacionais.blogspot.com/2010/06/cotinguiba-esporte-clube.html

    Mascote

O Cotinguiba Esporte Clube é um clube esportivo e social de Aracaju. Fundado no dia 10 de outubro de 1909, é o primeiro campeão estadual de Sergipe, e conquistou os campeonatos de 1918, 1920, 1923, 1936, 1942 e 1952. É conhecido como o "Tubarão da Praia".

Com o nascimento do Cotinguiba Esporte Clube a vida sócio-esportiva sergipana começa a se organizar. Sensível aos anseios da gente sergipana, um valioso grupo de intelectuais e desportistas deu início às demarches para a criação da agremiação. A data oficial de fundação é 10 de outubro de 1909. Na ocasião lá estavam os mais autênticos representantes das famílias Franco, Leite, Rollemberg, Garcez e Vasconcelos - seus primeiros sócios e dirigentes. Era, pois, um clube elitista, criado e dirigido pelo ‘high-society”.

        Nasceu onde ainda hoje vive. Tomou o nome de Cotinguiba em homenagem ao rio que nos separa da Barra dos Coqueiros. Depois o rio mudou de nome nesta região e passou a se chamar Rio Sergipe, de acordo com determinação emanada do Poder Legislativo. Começou com o remo e, já no ano seguinte, arrebatava, triunfalmente, a primeira colocação do primeiro campeonato de remo.

        O futebol veio logo depois, em 1916, quando foi criada a Liga Desportiva Sergipana, e era praticado na Praça da Conceição, primitivo nome da praça Pinheiro Machado, que depois passou a ser denominada de Praça Tobias Barreto, com um monumento ao centro, em homenagem ao gênio sergipano. Os rivais do remo, passavam a ser, também, rivais no futebol.

        Em 1918 começam, precariamente, os Campeonatos e o Cotinguiba saiu na frente, conquistando o 1º título. No ano seguinte, 1919, não houve campeonato, mas os dois clubes ganharam um terreno, cedido por Adolfo de Faro Rollemberg, para ser preparado e utilizado como campo de futebol. Foi o Campo do Adolfo, que durante pelo menos três décadas sediou as partidas de futebol, abrigou desfiles cívicos e estudantis, festas e outros eventos. Em 1920 o Cotinguiba ganhou de novo. Voltou a ser campeão sergipano em 1923 e depois somente em 1936. Voltou a ser campeão no ano de 1942 e em 1952.

Equipe Campeã de 1942

        Na década de 40, o Tubarão encontra seu ponto culminante na administração de Clóvis Cardoso, homem que modificou o cenário arquitetônico de Aracaju, realizou consideráveis reformas na sua sede, surgindo a feição mediterrânea que até hoje possui, apesar da rebeldia de algumas reformas que ali foram realizadas em outras gestões. Foi o primeiro campeão de Remo, Futebol, Voleibol, Basquetebol, Pedestrianismo e Natação.

3 comentários:

  1. Não devemos esquecer que neste 12 de outubro o Esporte Clube Propriá estará completando 100 anos. É o mais antigo clube de futebol de Sergipe, já que nasceu dedicado ao futebol com o nome de Sergipe Foot-ball Club. Apesar de no site da FSF está assinalado a data de fundação como 1913 esta não é verdadeira pois o time na segunda divisão está usando camisas com o 100.

    ResponderExcluir
  2. O Esporte Clube Propriá foi de fato fundado em 12 de outubro de 1913 e não em 1911. Observem este vídeo do Estádio Constantino Tavares.
    http://www.youtube.com/watch?v=6sAxWRSghcQ
    copiar e colar na barra!
    Saudações azulinas!

    ResponderExcluir
  3. Este outro vídeo é mais evidente
    http://www.youtube.com/watch?v=6sAxWRSghcQ

    ResponderExcluir

Deixe abaixo o seu comentário, ele estará visível depois de APROVADO pelo administrador do blog: