segunda-feira, 10 de maio de 2010

OUTRA LAMBANÇA DA FEDERAÇÃO SERGIPANA DE FUTEBOL!



        A tabela da Copa Governo do Estado foi divulgada nesse final de semana, e para a surpresa de todos, a FSF só permitiu a inclusão de quatro clubes. Se não bastasse isso, decidiu fazer dois cruzamentos olímpicos: River Plate x São Domingos, e Confiança x América.

        A impressão que dá é a de que a Entidade regente do nosso futebol parece querer favorecer o Confiança, para que obtenha a segunda vaga na Copa do Brasil. Tanto é assim que determinou como seu adversário, o time do América, composto apenas por atletas dos juniores, melhor que isso, impossível. Confirmando a classificação diante da equipe propriaense, e caso o vencedor do outro confronto seja o River Plate, já estará com a vaga assegurada na competição nacional, em 2011.

        É interessante salientar que os próprios membros da Federação é que ficam cobrando apoio, por parte do Governo do Estado, nas diversas competições promovidas pelo Órgão. E para esse campeonato específico, o Poder Executivo, mais uma vez, resolveu patrocinar, destinando uma verba de R$ 100.000,00 (cem mil reais) para ser rateada entre todos os participantes.

        Só que a Federação Sergipana de Futebol não reconhece isso, e mesmo tratando-se de um campeonato que leva o nome "Governo do Estado", optou por realizá-lo dessa forma fajuta, com dois cruzamentos olímpicos para se determinar os finalistas. O mínimo que a Federação deveria fazer era promover um torneio digno, com no mínimo seis equipes, tal como previsto no regulamento do Estadual 2010, transcrito abaixo:

Artigo 61 - Conforme decisão ocorrida na Reunião do Arbitral para o Campeonato Sergipano de Futebol Profissional de 2010 fica estabelecido também os seguintes critérios:

§ 1º A Copa Governo do Estado de Sergipe de 2010, será disputada pelas 06 (seis) primeiras Associações classificadas no Campeonato Sergipano de Futebol Profissional da Série A-1 de 2010.

        Apresento ainda o artigo 76:

Artigo 76 - Caberá exclusivamente à Federação Sergipana de Futebol resolver os casos omissos e interpretar o disposto no presente Regulamento e seus respectivos anexos.


        Portanto, com as desistências de Olímpico e Itabaiana, se a Federação Sergipana de Futebol tivesse interesse, poderia determinar a inclusão de outras duas agremiações (por critérios técnicos), pois não há qualquer proibição nesse sentido. Ou seja, foi uma decisão até certo ponto arbitrária, de realizar esse torneio com apenas quatro equipes: Confiança, River Plate, São Domingos e América.

5 comentários:

  1. RAPAZ PRA QUE ESSE CHORO A GENTE FOI OITAVO LUGAR, EU DISSE OITAVO LUGAR.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gipão. Não é choro não, só entendo que a competição fica sem atrativos com apenas 04 equipes, e somente 03 brigando pela vaga na Copa do Brasil, pois o River já está garantido. Só acho que poderiam incluir outras equipes. Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Olá Rickley. Eu tb concordo contigo. Não é choro não... é cobrança de respeito que essa federação nunca teve com o torcedor. Analise o campeonato desse ano: qual foi a renda que deu lucro? FOI O PIOR CAMPEONATO DOS ÚLTIMOS 30 ANOS. Tem que haver uma renovação também na federação, não acham?

    Zé Maria

    ResponderExcluir
  4. Coitado, vc queria incluir o sergipe, ele não fez por onde, não jogou nada, não ganhou nada.
    Agora, só esperar 2011.

    ResponderExcluir
  5. "Anônimo", veja bem, em nenhum momento eu falei para incluir o Sergipe, mesmo porque o objetivo agora é o Nordestão. O que quis dizer é que uma Copa que leva o nome "Governo do Estado" não deveria ser realizada com apenas quatro clubes, sem motivação nenhuma. Deveriam ter achado uma forma de manter tanto o Olímpico quanto o Itabaiana. Se ambos não quisessem realmente disputar, preeenchessem com o Guarany, ou Riachuelo, ou Sete de Junho, ou até mesmo o Sergipe. Um abraço.

    ResponderExcluir

Deixe abaixo o seu comentário, ele estará visível depois de APROVADO pelo administrador do blog: