segunda-feira, 2 de setembro de 2013

SERGIPE 2X2 TIRADENTES: UM EMPATE QUE NÃO ESTAVA NOS PLANOS!

   
O Sergipe jogou ontem à tarde contra o Tiradentes/CE, no estádio Coaracy da Mata Fonseca, no primeiro jogo decisivo da segunda fase da Série D. O placar final foi 2x2, e os gols do colorado sergipano foram marcados por Magno e Rafael, enquanto que Ribinha e Rafinha anotaram para os visitantes. 

Quanto ao jogo, a opção de jogar em Arapiraca, ao invés da cidade de Estância (no Francão), talvez não tenha sido a melhor escolha por parte da Diretoria rubra e da comissão técnica. Isso porque, o Tiradentes/CE é uma equipe de bom toque de bola e rápida, que teria o seu desempenho facilitado jogando no campo do estádio Coaracy da Mata Fonseca, que é parecido com o Presidente Vargas, onde costuma atuar. Inclusive comentamos isso em uma matéria anterior, quando da escolha do local do jogo (Clique e confira). 

                    Apesar do resultado não muito bom, que não estava nos planos da comissão técnica e dos jogadores, o Sergipe ainda tem plenas condições de avançar na competição. Para isso, e de acordo com o regulamento da Série D, o "mais querido" terá que vencer a equipe cearense no jogo de volta, dia 10.09, ou empatar por 3 ou mais gols para se classificar. Caso a partida termine em 2x2, a vaga para a 3ª. fase será decidida em cobranças de pênaltis.

                        Em caso de classificação, o Sergipe enfrentará o vencedor do duelo entre Central/PE x Botafogo/PB. No primeiro jogo, realizado ontem, o time de Caruaru, que é comando pelo ex-treinador do Sergipe, Leivinha, que, por sinal, faz um bom trabalho, venceu por 3x1, mantendo, dessa forma, os 100% de aproveitamento nos jogos realizados dentro de casa (no Lacerdão) nessa Série D. Mas o confronto ainda está indefinido, pois o time do Botafogo/PB é superior ao Central, tecnicamente falando, e tem grandes possibilidades de fazer 2x0, atuando no estádio Almeidão, na cidade de João Pessoa. 

                      O Sergipe atuou e empatou com a seguinte formação, no sistema 3-5-2: Pablo; Émerson, Moisés - que saiu contundido na primeira etapa - (Wallace) e Cláudio Baiano; Magno, Rodrigo, Fernando Pilar (Ila), Rafael e David (Almir Sergipe); Lucão e Leandro Kível. Técnico: Givanildo Sales.

Gostou do texto? Então curte, ao lado, o nosso blog no Facebook!

6 comentários:

  1. Caro editor,como comentamos em matéria anterior,um estádio com bom gramado e ainda mais neutro,era tudo que a equipe do Tiradentes queria,(pois a 170 km de distânçia da sede do Sergipe e ainda mais em outro estado),estava claro que só benificiaria o visitante,pois em vez de 1200 torcedores poderíamos ter 3000 ou 3500 dentro do nosso estado,mesmo com gramado ruim.Mais segue mais uma sugestão em vez do sergipe viajar em cima da hora para o Ceará,poderia irem um pouco antes para evitar o desgaste da viagem(descansar), e pelo menos fazer um treino no campo que vão atuar,sei que aumentaria umas duas diárias,é só uma sugestão pois continuo acreditando na classificação,o momento é de motivar o grupo.Manoel Almeida

    ResponderExcluir
  2. É, revendo agora, entendo, como Manoel disse, que seria melhor o Gipão haver jogado em Sergipe, tendo em vista que o Tiradentes teve sua viagem encurtada e é um time bem adaptado ao tipo de gramado do estádio do Asa. Ademais, se não fosse a saída de Moisés culminando com falhas de marcação que resultaram nos dois gols do Tiradentes, o Gipão poderia ter saído com o resultado positivo, até mesmo 2 x 1, mas futebol também se ganha no detalhe, seja ele na marcação, seja ele na finalização. Em minha leitura, para uma recomposição sólida do setor defensivo, espero que Fernando Belém possa fazer sua estreia no jogo de volta, pois a improvisação de Wallace não foi muito eficaz, bem como ocorra a estreia do zagueiro recém-contratado Douglas, caso Moisés não se recupere (mas torço muito pela recuperação de Moisés, que tem sido um bom bloqueio na zaga contra os adversários). Diante dessa necessidade, eles precisam treinar bem e entrar bem, assim como o fez brilhantemente Moisés no jogo contra o Juazeirense.

    O Gipão entrou muito nervoso no jogo. Givanildo precisa trabalhar o emocional dos jogadores, pois – como ressaltou uma resenha que ouvi ontem – os jogadores estavam fazendo o oposto em campo do planejamento tático da semana, especialmente, no 1º tempo. Nesse quesito, algo que também precisa ser revisto é o tal conceito de “jogar na casa do adversário” nos primeiros 10-15 minutos de jogo, com recúo atrás esperando “os donos da casa”, para sair em contra-ataque. Veja-se, por exemplo, os melhores momentos de Sport Recife x Boa Esporte (jogo de sábado passado pela série B, na Ilha do Retiro), para se chegar à conclusão de que esse conceito de jogar respeitando muito o adversário na casa dele é uma CONSTRUÇÃO PSICOLÓGICA, que o jogo de fato é 11 contra 11, mesmo com o apoio a mais da torcida do time da casa. Além do fator emocional, Giva obviamente precisa treinar finalizações bem certeiras de fora da área (ontem, duas foram ruins), treinar cobranças de penalidades (claro, que o time vai buscar a vitória, mas essa possibilidade de penaltis existe).

    Obviamente, Givanildo precisa fazer algumas alterações para o próximo jogo: por exemplo, sacar David e Fernando Pilar, ao mesmo tempo conversar com Kível, para ele evitar lançes de fominha (ontem, se ele tocasse para Lucão, este teria convertido em gol uma jogada); talvez, Kível esteja afetado de certo modo pela disputa do troféu artilheiro do ano, mas pela fala de Kivel, vejo que ele está disposto a não repetir as discussões com Lucão, pois eles são – ambos importantes – nosso arsenal de jogadas certeiras no ataque.

    Bom, o time precisa no próximo jogo aproveitar os lances de perigo que logo aparecer para finalizar em gol, criando uma instabilidade no adversário, consequentemente. Portanto, eu acredito que o Gipão tem plenas condições de passar pelo Tiradentes.

    Fernando Oliveira

    ResponderExcluir
  3. O segipe tem q se impo perder a vaga pra um time q nao tem torcida nem renda nao tem estrutura alguma , é fogo.

    ResponderExcluir
  4. Ficou evidente que o Sergipe precisa adiantar a marcação para vencer a equipe do Tiradentes. Quando fez isso, após o segundo gol, dominou o jogo e o meio de campo era todo nosso. Com um pouco de calma teriamos feito o terceiro. No entanto, se marcar a distância e der espaço, o 9, o 10 e o 11 vão deitar e rolar em nossa zaga, como fizeram em boa parte do primeiro jogo. Portanto, a parte física deve ser amplamente explorada essa semana. Chega de insistir com Pilar, ele não tem perna. E ta na hora de Kivel voltar a jogar bola. VAMOS COM GARRA!

    ResponderExcluir
  5. Amigos, é inadmissível um profissional do futebol tomar a decisão que o técnico givanildo tomou, abrir mão em jogar em casa para jogar em em em um campo neutro e o pior com características que beneficiaria o adversário, já que o time do Tiradentes tem como campo o estádio PV, com um gramado excelente, e pasmem que o auxiliar técnico do Sergipe foi assistir o jogo entre CentralX Tiradentes e com certeza este deve ter passado para o chefe que o nosso adversário era um time de toque de bola com jogadores de baixa estatura,leve porém com jogadores de velocidade ou seja um time que precisaria de um bom gramado para impor seu ritmo, um time que certamente teria dificuldades em jogar em um campo pesado e irregular, mesmo assim imperou a vaidade do comandante técnico, e agora nos deixou numa situação delicada, sem contar as escalacoes de jogadores que estão mal fisicamente e tecnicamente como também substituições equivocadas, e para dar a volta por cima seria interessante a presença diariamente nos coletivos de toda a diretoria e principalmente dos sus. Reinaldo Moura,Ari Rezende e Silvio Santos, é visível que estar tendo problemas de relacionamentos no grupo a harmonia nao é mesma que tinha no campeonato sergipano, vamos acreditar na mística da camisa na tradição do clube e torcer para que Givanildo escala um time competitivo, que todos se doem em campo e que nao aconteça o que vêm acontecendo nos últimos jogos ou seja jogamos com nove jogadores e dois caminhando em campo. É lamentável o bom zagueiro Moisés não ter condições de jogo, acho que poderíamos jogar desta forma:

    Pablo

    Fernando Belém Cláudio Baiano

    Magno Edinho
    Rodrigo Raulino

    Rafael Kievel Muribeca


    Lucao

    ResponderExcluir
  6. Em função da distância e por ser no meio de semana, o gipao irá jogar sem torcida, por isto seria interessante fazermos uma campanha e todo torcedor que tiver um parente,amigo ou conhecido morando ou passeando em Fortaleza tentamos convencê -los a irem ao PV prestigiar o nosso glorioso gipao.

    ResponderExcluir

Deixe abaixo o seu comentário, ele estará visível depois de APROVADO pelo administrador do blog: