sexta-feira, 20 de setembro de 2013

O RIVAL QUER, PORQUE QUER, A VAGA DO RIVER PLATE NA CN E CP- PARTE 2!

Complementando o texto anterior, no dia de ontem o Presidente da Federação Sergipana de Futebol, José Carivaldo de Souza (foto), concedeu uma entrevista, em uma emissora de rádio local, e se reportou ao assunto das  vagas em aberto na Copa do Nordeste e na Copa do Brasil, ambas de 2014, em virtude de uma possível desistência da equipe do River Plate de participá-las.


              O mandatário declarou que não sabe ainda como seriam preenchidas tais vagas, mas insinuou que o Ranking dos clubes da CBF poderia servir de parâmetro para a escolha dos times, tanto na Copa do Nordeste quanto na Copa do Brasil. Isso porque, segundo José Carivado de Souza, não há previsão no Regulamento do Campeonato Sergipano de 2013 de qual o critério a ser utilizado em caso de desistência de alguma equipe de participar de alguma dessas competições.

        O mais lógico, repitimos, é que os terceiro lugares, tanto no Campeonato Estadual quanto na Copa Governo do Estado, sejam comtemplados para as vagas do Campeonato do Nordeste e Copa do Brasil, respectivamente. Na impossibilidade de alguma dessas equipes, que seja convocada a quarta, quinta, etc. No entanto, o Presidente da FSF não entende assim, pois de acordo com o seu pensamento, essa forma de substituição  não obedece a critérios técnicos e, portanto, não seria aceita pela Entidade máxima do futebol brasileiro, a CBF. Discordamos totalmente desse argumento, se isso não é critério técnico (convocar, pela ordem, os times melhores classificados), o que seria então?

           Pelo que deixou transparecer, é intenção sua realizar um torneio para definir tais representantes. E baseado nisso, faremos algumas observações:

- "O que vale para Chico, vale para Francisco", ou seja, se a vaga para a Copa do Brasil tem que ser preenchida mediante a realização de um torneio, por falta de previsão no regulamento do Campeonato Estadual desse ano, a vaga para o Campeonato do Nordeste também tem que ser estabelecida dessa forma, pelo mesmo motivo. Logo, esse torneio teria que atribuir, ao campeão e vice, as vagas em aberto;

- E será que José Carivaldo de Souza teria "peito" para deixar de dar a vaga no Campeonato do Nordeste, de forma direta, ao Confiança? (optando por realizar esse torneio);

- E um outro problema que poderá surgir (o mais grave) é porque o sorteio dos grupos para a Copa do Nordeste de 2014 será feito no dia 08 de outubro, e como todos já sabem (ver matéria anterior que publicamos), o critério de definição dos potes é o ranking de clubes da CBF. Imaginem, por exemplo, que o campeão desse torneio - que indicará o representante local na Copa do Nordeste - seja um time "considerado pequeno" (Socorrense, Olímpico, Lagarto, etc). Teoricamente, ele não teria um bom ranking e iria ser alocado no pote 4, e uma equipe desse mesmo pote iria ocupar então a posição do River Plate, no pote 3. Com isso, a distribuição dos times, para o sorteio dos grupos, se alteraria completamente. Portanto, tem que haver uma definição, antes do sorteio,  do segundo representante sergipano (o primeiro é o Sergipe, por ter sido Campeão Estadual). E a pergunta que fazemos é a seguinte: será que haveria a possibilidade de realização dessa competição antes dessa data? É pouco provável!   

            Diante dessas ponderações, caso a desistência do River Plate de participar das competições seja mesmo oficializada, a decisão mais sensata, a ser tomada pela FSF, seria destinar tais vagas aos terceiros colocados desse ano, tanto do Campeonato Estadual quanto da Copa Governo do Estado. 

               E você torcedor, concorda ou discorda? Dê a sua opinião!

Gostou do texto? Então curte, ao lado, o nosso blog no Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe abaixo o seu comentário, ele estará visível depois de APROVADO pelo administrador do blog: