terça-feira, 13 de agosto de 2013

AS EXIGÊNCIAS PARA A SÉRIE A2, POR PARTE DA PREPOTENTE FSF, DEVEM SER IGUAIS ÀS DA A1?

A Federação Sergipana de Futebol decidiu realizar o Campeonato Estadual da Série A2 desse ano com apenas 04 clubes: Amadense, Coritiba, Maruinense e Canindé. Segundo o Presidente da Entidade, José Carivaldo de Souza (na foto, à esquerda), somente essas quatro equipes, com suas respectivas sedes, atendem aos requisitos estabelecidos pela FSF para a prática do futebol em nosso Estado, como um bom gramado, vestiários adequados e a iluminação artificial satisfatória.    

             Ora, colegas, exigir o melhor é até louvável, porém, sem exageros. E é isso o que justamente está acontecendo, no nosso entendimento. Na Série A1, é até admissível tantas recomendações e exigências, mas na Série A2 isso não se justifica. Apresento um questionamento a vocês, leitores: 

             O que é mais importante? A simples prática da competição ou a questão social presente no futebol? Explicamos: Com essa fórmula de campeonato, de apenas quatro agremiações,  há uma diminuição exacerbada da oferta de emprego no futebol local em relação âs edições anteriores, quando mais ou menos uns 10 clubes participavam da segunda divisão. E quantos jogadores estão hoje parados em nosso Estado? Até por que, somente um time está disputando o campeonato nacional (no caso, o Sergipe), e os demais, estão "de férias". 

          Portanto,  a Série A2 seria a oportunidade de emprego para muitos atletas sergipanos, pois 90% deles não têm mercado fora daqui do Estado, dependem quase que exclusivamente da realização de campeonatos locais. E quantas famílias não são sustentadas por causa do futebol? Façamos uma continha rápida aqui:

4 clubes = 80 jogadores empregados - tomando por base um elenco com 20 atletas;
10 clubes = 200 jogadores empregados - também tomando por base um elenco com 20 atletas.

           Ou seja, nesse pequeno exemplo, a realização de um campeonato com apenas 04 clubes suprimiu  120 empregos. Logo, são 120 jogadores que poderiam estar atuando nos gramados sergipanos e ficarão, simplesmente, "parados". 

           Série A1 é uma coisa, Série A2 é outra. O aporte financeiro, o preço dos ingressos, a estrutura e a visibilidade das equipes é totalmente diferente, assim como o interesse do torcedor e o nível dos atletas envolvidos. E como então estender as mesmas regras sendo competições realizadas de forma diversa? Não há razão, por exemplo, para a exigência, por parte da FSF, de que todos os estádios dos times participantes da competição tenham iluminação artificial numa segunda divisão. Isso só deveria ser requisito a posteriori, na hipótese  do time conseguir o acesso.     

          Aqui nesse blog sempre expomos o que achamos, independente se estejamos certos ou não. Só não somos partidários da omissão. E nesse caso, achamos que a FSF, através de seus integrantes, ao tomarem essas medidas coercitivas e abruptas desconsideraram um aspecto muito mais valoroso nas competições, a questão social - e muita gente ainda não analisou o campeonato sob esse prisma!

         E, aproveitamos para disponibilizar o nosso blog a algum jogador que esteja atualmente sem clube e deseje atuar por alguma equipe. Caso queria que nós façamos a  sua divulgação, é só dar detalhes da sua carreira futebolística (nome completo, idade, times em que já atuou, etc.) e encaminhar para o e-mail ricsergipe@gmail.com, que nós teremos a maior satisfação de colaborar!   

Gostou do texto? Então curte, ao lado, o nosso blog no Facebook!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe abaixo o seu comentário, ele estará visível depois de APROVADO pelo administrador do blog: