quinta-feira, 9 de maio de 2013

O TREINADOR GIVANILDO SALES PODERÁ FAZER HISTÓRIA NO SERGIPE!

 Uma mudança de paradigma importante está ocorrendo no Club Sportivo Sergipe nesta temporada. O atual treinador, Givanildo Sales (foto), é o único comandante técnico que permaneceu no cargo desde o início do Campeonato Estadual, em janeiro - todas as demais equipes participantes já trocaram. Não me recordo a última vez que isso ocorreu no futebol sergipano, um profissional começar o campeonato e terminá-lo. É um bom indicador de que um projeto consistente pode ser implantado no clube para as competições seguintes.

Em relação ao time, o Sergipe está realizando, até aqui, uma bela campanha no Estadual: ganhou o 1º. turno, conseguindo a vaga para a Copa do Brasil; está há dois jogos de garantir um lugar na Copa do Nordeste 2014; e está a quatro jogos de ganhar o Campeonato Estadual (depois de 10 anos) e a consequente vaga na Série D desse ano.

         
             E sem dúvida nenhuma, um dos responsáveis por esse feito é Givanildo Sales, um treinador sério e que tem o elenco "na mão".  Mas até chegar a esse estágio, houve muita desconfiança por parte da torcida, principalmente quando da sua contratação, em dezembro, ainda durante a gestão do antigo Presidente, Genisson Silva. O ex-mandatário rubro  realmente deixou a desejar em alguns aspectos da sua administração, teve laguns deslizes, mais precisamente na parte atimente ao futebol, mas nesse ponto da escolha do treinador, a gente tem que reconhecer, Genisson Silva acertou. Contratou um profissional com desejo de vencer, comprometido com o trabalho e que encarou o desafio de treinar um clube como o Sergipe, que está há nove anos sem conquistar um Campeonato Estadual. 

             E  no dia em que Givanildo Sales foi contratado para ser o treinador do time rubro, tive a oportunidade de conversar com o mesmo, em um dos restaurantes dessa cidade, e lembro-me que disse-lhe duas coisas:

- o Sergipe está há 09 anos sem conquistar o Campeonato Estadual, não por conta da qualidade dos times que formou, mas sim por problemas administrativos que sempre atrapalharam o clube, principalmente nos momentos decisivos. E quando se desse um basta nisso, as conquistas retornariam;

-   e a outra foi a seguinte: treinar o Sergipe, um clube grande e com a tradição que tem, é uma vitrine e irá lhe abrir muitas portas, principalmente, no futebol nordestino - E isso está ocorrendo.

           Mas a escolha do seu nome ainda gerava controvérsias. Recordo-me que, ainda durante a pré-temporada, estava assistindo a um amistoso do Sergipe, contra o time do Dorense, no estádio João Hora de Oliveira, e um colega meu (que prefiro não citar o nome), leitor assíduo desse blog e que é torcedor do Itabaiana e do Bahia, disse-me que Givanildo Sales era "treinador de time pequeno". Respondi que não era bem assim não, que já tinha trabalhado no Náutico, como auxiliar técnico, ao lado de grandes treinadores, e tinha feito bons trabalhos em times intermediários em Pernambuco (Vera Cruz, Centro Limoeirense e Belo Jardim) e Sergipe - como foi no Lagarto, em 2012. E está aí demonstrado, os resultados comprovam, Givanildo Sales não é "treinador de time pequeno", pois o Sergipe é grande.

            O que quis dizer com esse relato é que não se deve fazer julgamentos precipitados antes de se conhecer o trabalho de um determinado profissional. O Sergipe hoje é um forte candidato à conquista do Estadual. Digo, sem medo de errar, é o time melhor preparado fisicamente dentre os quatro finalistas - tecnicamente, se equivalem. Mas se porventura,  o título não for conquistado, isso não irá desqualificar nem diminuir o bom trabalho realizado até aqui, não só pelo treinador como pela atual Diretoria colorada, principalmente aquela ligada ao futebol, como Ramon Barbosa, meu amigo Beto Hora, o supervisor Nélson Lima e o gerente de futebol, Roberto Arcieri (que se recupera de doença), e, claro, Ary Resende, um verdadeiro "baluarte", que tem prestado relevantes serviços ao clube - pois não é fácil lidar com o futebol cotidianamente e com poucos recursos financeiros. Esse blog critica, quando é necessário, mas sabe reconhecer também os méritos, quando são devidos.

9 comentários:

  1. Faltou citar os nomes de Lairtton, Silvio Santos e Principalmente o grande líder neste processo de reestruturação REINALDO MOURA. Sem a intervenção destas pessoas com certeza estaríamos ainda nas mãos de aprendiz de ditador esquema sabe rebaixado para segundona do Sergipao. Obrigado a todos vcs que realmente amam o maior clube de futebol do estado de Sergipe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro, amigo, todos têm a sua parcela de colaboração, mas quis me referir, especificamente, ao Departamento de Futebol do clube.

      Excluir
  2. O nome é Lailson e não Lairtton. Apoiado sim mano. Esses nomes aí são nomes-chave nesse atual processo. Mas, continua: tem cerca de 20 pessoas no Sergipe que contribuem com recursos financeiros e fazem questão de não aparecer. Tb tem os que colaboram de outro jeito, com trabalho, com participação, com a presença até. O Sergipe é assim mesmo, nasceu de um povo e continua nos braços dele até hoje.

    ResponderExcluir
  3. Rickley. Também dei minha pequena colaboração nessa escolha, junto com vc, Geraldo, Dr.Carlson e Joaquim, além de Genisson é claro. E depois que a diretoria mudou, fiquei até receoso que ele pudesse ser trocado, mas, os amigos da nova diretoria entenderam que era realmente um bom nome e por unanimidade foi conservado. Pra sorte de todos nós. Devo lembrar também que outros grandes treinadores, mas ainda desconhecidos também foram trazidos para cá pelo Sergipe. Ivan Gradim, Luís Carlos Cruz, Dequinha, Mauro Fernandes e Maurício Simões. Esse último tem até muita coisa parecida com Giavnildo. Vieram de Pernambuco e tem estilos parecidos. Mauricio foi campeão no primeiro ano aqui e com fé em Deus Givanildo também. Zé Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zé Maria, vc deu a sua colaboração ao clube e continua dando. Citei somente o nome de Genisson pq ele era o mandatário, à época, e a decisão final foi dele, consubstanciada, é claro, nas opiniões da gente.

      Excluir
  4. givanildo tem que continua por muitos anos a nação colorada gosta muito dele otimo treinadorr......jhone

    ResponderExcluir
  5. Não existe esse tipo pensamento aí de ser treinador de time pequeno e grande,existe sim o trabalho e as oportunidades que cada treinador consegue aproveitar. O Givanildo é um bom treinador sim,mas teve que passar pelas provas em times pequenos,e tenho certeza que isso foi muito bom para Ele,mas o momento dele é esse de estar num time grande e o mesmo tá aproveitando a oportunidade que lhe deram com competência,trabalho e um grupo muito forte e fechado e tenho certeza que este grupo e Givanildo irá fazer história sim. Ah!!!!! Quanto a treinador que ficou no comando desde o início até ser campeão posso citar o de Luiz Carlos Cruz em 1999 valeu. Abraços Hugo Henrique

    ResponderExcluir
  6. Olá, Hugo Henrique. Só esclarecendo que esse pensamento aí, a que você se referiu, foi de um colega meu, não meu. Outra coisa, vc tem algum e-mail que eu possa me comunicar com vc? Pois pretendo depois fazer uma matéria sobre sua carreira e tirar algumas dúvidas? Abç., Rickley.

    ResponderExcluir
  7. Olá Rickley!!!! Td bem? Não me referi à vc quanto a matéria,apenas procurei expor o que penso em relação a treinadores de equipes ditas pequenas e grandes,mas td bem o importante é o CSS seguir nessa caminhada,uma equipe de guerreiros e de homens que sabem o que querem,pois foi o que Eu vi no clássico do dia 01/05 no qual estive presente no Batistão e vi uma equipe simples e objetiva. Agradeço por vc querer fazer uma matéria sobre mim e quando quiser pode entrar em contato comigo valeu. Abç HH

    ResponderExcluir

Deixe abaixo o seu comentário, ele estará visível depois de APROVADO pelo administrador do blog: