quarta-feira, 10 de abril de 2013

O REGULAMENTO DO CAMPEONATO ESTADUAL E A IMPORTÂNCIA DE SER 1º. OU 2º. NESSA FASE

        
              Só para deixar o leitor bem informado, na próxima fase do Campeonato Estadual, ou seja, nas semifinais, haverá vantagem para as equipes que terminarem em 1º. e 2º. lugares na classificação geral. É o que está disposto no regulamento do Campeonato Estadual, no artigo seguinte: 
 
Art. 6º. § 13  - "No Cruzamento Olímpico, se houver vencedores diferentes com saldo de gols iguais, ou não havendo vencedores, estará classificada para a Fase Final a Associação que obteve melhor classificação na Segunda Fase. Na hipótese de vencedores diferentes com saldo de gols diferentes, estará classificada para a Fase Final, a Associação que obtiver, no somatório das duas partidas, o melhor saldo de gols4º X 1º, 3º X 2º; 1º X 4º; 2º X 3º."
 
         Já para a fase final, a única vantagem é ter o mando de campo na segunda partida. Confira os dispositivos que tratam do tema (Art. 6º. e seus parágrafos):
 
 § 14 Quarta Fase – Final – Nessa Fase as Associações vencedoras do Cruzamento Olímpico decidirão o título de Campeão Sergipano de Futebol Profissional da Série A-1 de 2013 – Sergipão Chevrolet 2013 – em 02 (dois) jogos, sendo que o mando de campo do segundo jogo será da Associação com o melhor índice técnico em toda a Segunda e Terceira Fase.
 
 
 § 15 Na Hipótese de vencedores diferentes, com saldo de gols iguais, ou não havendo vencedores ao final da segunda partida da Fase Final do Campeonato, serão cobrados tantos tiros livres diretos ao final da segunda partida quantos se façam necessários a partir da marca penal, na forma reconhecida pela Internacional Board, para se conhecer a Associação Campeã, do Campeonato Sergipano de Futebol Profissional da Série A -1 de 2013.
 
 
§ 16 Na Hipótese de vencedores diferentes, com saldo de gols diferentes ao final da segunda partida da Fase Final do Campeonato, será declarada Campeã do Campeonato Sergipano de Futebol Profissional da Série A-1 de 2013, a Associação com o melhor saldo de gols nas duas partidas finais.
 
Resumindo então: 
 
         Ser 1º. ou 2º. nessa fase atual (classificatória), não fará muita diferença para o Sergipe, caso o time se classifique para a final, visto que:
 
- se for o Confiança o outro finalista, os dois jogos serão no Batistão, sem qualquer vantagem para alguma das equipes;
 
- caso seja o Socorrense, da mesma forma, ou seja, as partidas também deverão ser realizadas em Aracaju, pois o regulamento exige, para a final, que o estádio da equipe mandante tenha capacidade para, no mínimo, 5.000 expectadores - capacidade essa que o "Lelezão" não tem. Confira o artigo:
 
"Art. 15 §4º. A capacidade mínima dos estádios, para a Fase Final do Campeonato, será de 5.000 (cinco mil) espectadores sentados."
 
          Outra possibilidade seria jogar em Itabaiana ou Maruim, mas aí seria campo neutro para ambas as equipes;
 
- e caso seja o River Plate o adversário do "mais querido", idem, pois o seu estádio também não tem a capacidade exigida pela FSF.
 
Obs: Análise essa baseada na atual tendência das equipes classificadas: Sergipe, Confiança, Socorrense e River Plate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe abaixo o seu comentário, ele estará visível depois de APROVADO pelo administrador do blog: