segunda-feira, 3 de setembro de 2012

O SERGIPE NECESSITA DE UM BOM TRABALHO DE MARKETING E DE PARCERIAS!


        No futebol de hoje, independentemente a qual região pertença um determinado time, as parcerias são instrumentos imprescindíveis para a sua sustentabilidade econômico-financeira.

        Só que no Sergipe, isso inexiste. Não há patrocínios do setor privado e o clube é mantido apenas pelos "abnegados" e por algumas quantias decorrentes do seu próprio patrimônio, o estádio João Hora de Oliveira, como o aluguel de salas, o arrendamento do posto de gasolina e a exploração de placas de publicidade.

        Na realidade, esse montante recebido mensalmente ainda é pouco significativo, levando-se em consideração a grandeza e a marca “Sergipe”, principalmente se contabilizarmos os gastos despendidos na manutenção da sua sede, como as despesas com água, energia, telefone, bem como os encargos devidos aos seus funcionários. Em face disso, o investimento no “time de futebol” fica prejudicado, pois o que sobra é um valor reduzido. Como montar grandes plantéis se não há uma receita que comporte isso?

        Logo, a alternativa é a busca de parceiros. Daí a necessidade da implementação de um Departamento de Marketing no clube, voltado para a captação de recursos e para a divulgação maior da imagem “Sergipe”, através da elaboração de um projeto consistente que servirá de base para apresentação aos possíveis patrocinadores.

        Por que o empresariado local não investe tanto como nos demais Estados do Nordeste? Pelo simples fato do nosso futebol pertencer à quarta divisão, não ter visibilidade nacional? Se for esse o pensamento, há um equívoco enorme. O futebol é a paixão popular, envolve pessoas de todas as raças, ideologias, níveis sociais, idades. Seria interessante, para o crescimento do nosso futebol, que fosse mudada essa visão ultrapassada, arcaica.

        Portanto, o que falta é explorar melhor esse segmento, tanto o clube quanto os patrocinadores. Se houver um investimento mais abrangente, os times têm condições de traçar um planejamento adequado para a disputa das competições nacionais, e poderem assim, galgar lugares de destaque, a exemplo do que vem ocorrendo com os "vizinhos" alagoanos, ASA e CRB, que disputam atualmente a Série “B” do futebol brasileiro.

12 comentários:

  1. Ricley,sou um torcedor fanatico do CSS e leitor assiduo do seu blog, e temos que parabenizar os seus comentarios sempre lucidos e coerentes buscando e cobrando um profissionalismo por parte dos dirigentes do CSS, e pelo visto sempre dando murro em ponta de fabrica, hoje e publico e notorio que dos 3 grandes clubes do estado a pior gestao e a do CSS, sem rumo,sem planejamento,sem diretrizes e o pior e que tudo tem que partir do presidente, ou seja nao temos uma composicao de diretoria, o nosso modelo de gestao e igual ao time de Carmopolis, somente uma pessoa decide,contrata e fala pelo clube, os poucos que sao denominadas de dirigentes do CSS, se acham os maiores expert em gestao esportiva do Brasil,eles nao escutam opiniao de niguem sao umas autenticas navalhas cortam a todo custo qualquer sugestao que por ventura alguen venha a apresentar, na realidade isto chama-se falta de educacao interromper e nao deixar outros falarem, sao muitos bons em criticarem federacao,emissoras e os clubes rivais, sempre com alegacoes que as emissoras sao financiadas pela federacao e por alguns clubes, que o clube (A) e mantido pela prefeitura, o clube (B) e mantido pela petrobras o clube (C) so foi campeao porque vendeu parte do patrimonio, o que se instalou dentro JH e uma mania de perseguicao eles criticam tudo e todos ate entre eles mesmo sao criticados e com isto os rivais se fortalecem vao ganhando titulos e automaticamente vao melhorando os seus calendarios, sera que eles nao perceberam ainda que este modelo vai levar mais uma decada sem titulos e cada vez mais reduzindo o numero de torcedores, vejam a diferenca de idade entre os dois clubes da capital e vejam qual e hoje a maior torcida do estado, talvez ainda temos a maior, mais da forma que vai logo logo seremos ultrapassada, vejam a estrutura administrativa do nosso maior rival e vejam a nossa, o nosso presidente so quer trabalhar com pessoas que sejam submissos, por isto so restaram dois dirigentes vejam os outros que faziam parte direta ou indiretamente do clube:
    Reinaldo Moura - fritaram
    Ramon Barbosa - fritaram
    Ewerton - fritaram
    Paulo Germano - fritaram
    Roberto Acieri - fritaram
    Luiz Santana - fritaram
    Eraldo - fritaram
    Ari Rezende - fritaram
    Silvio Santos - fritaram
    Sidney - fritaram
    Vale ressaltar que alguns foram praticamente colocados pra fora e outros se afastaram por nao concordarem com o modelo autoritario. Entao eu pergunto a vc Ricley : vc acha que um profissional renomado da area de marketing vai aceitar trabalhar com este modelo de gestao, algun empresario vai querer aliar a sua marca a este modelo de gestao. Parece-me que um dos conselheiros apresentou um projeto para mudanca do estatuto e nao foi nem analisado., a prestacao de contas are hoje nao sabemos se foi ou nao aprovada, terminou o ano para o clube ate o presente momento nao se sabe se foi marcada alguma reuniao para avaliacao dos resultados e tracar o planejamento para o proximo ano, enquanto o nosso rival estar com profissionais acompanhando outros campeonatos pelo Brasil afora nos estamos acompanhando a segunda divisao do nosso futebol, enquanto o rival estar emprestando jogadores para clubes das series A,B e C do brasileirao nos estamos emprestando para os clubes da segundona do nosso futebol, entao amigos o que nos reseva para os proximos anos?

    ResponderExcluir
  2. Olá, colega, valeu pelos comentários relacionados ao blog. A situação do Sergipe não é nada boa, temos consciência disso, mas pior ainda é não ter perspectivas de melhora no clube e na formação dos times.

    Não sou adepto de estar criticando A ou B. Mas as críticas às vezes se tornam necessárias para que os dirigentes tomem atitudes diversas das que vem tomando rotineiramente. Essa questão mesmo que vc mencionou, observar jogadores pelo Brasil, é de suma importância para a formação de um time de qualidade, mas os dirigentes atuais não querem entender isso. Acham que, contratando jogadores do interior baiano, irão resolver a situação.

    Mas observei que nesse ano, no Estadual, houve uma evolução desse pensamento, pois contrataram um técnico vitorioso em Goiás (José Humberto) e alguns jogadores daquela região, pena que não deu certo. Mas a tentativa foi válida, devemos reconhecer isso tb, o esforço da Diretoria. Se não deu certo dessa vez, em outra dará, o que não deve é achar que só com jogadores daqui da região se consegue montar um time competitivo e qualificado, como aconteceu na CGE.

    Quando vejo na televisão falando de CRB, ASA, Bragantino, Guaratinguetá, Ipatinga (todos da Série B), imagino o Sergipe nesse campeonato, são clubes do mesmo nível, no entanto, a realidade é outra, estamos fora de Série.

    É preciso uma reviravolta total, não sei como isso se dará, mas tem que haver, caso contrário, será mais uma década sem conquistas.

    ResponderExcluir
  3. O cara faz o comentario dizendo torcedor e vai ver é desse que dizem que foi fritado não tem coragem de se indenficar.
    Falam que fulano foi fritado,que funcionario foi fritado,que dirigente foi fritado tudo muito facil de dizer agora pergunto?
    Se o funcionario não tem um desempenho bom é para ficar no clube?
    Esse dirigentes que o torcedor dizem que foi fritado eles estão ajudando ou só no nome?
    E em relação a criticar as bobeiras da federação está certo a diretoria tem que reclamar da federação,dos clubes protegidos por ela,de arbitros mal intencionados .
    Se ficar calado a torcida reclama se falar reclama.
    Esses caras deviam mostrar a cara e dizer que tem projetos,solução de tudo e não ficar se escorando em conselheiro que disse que queria ser presidente e já correu da raia e outros que só ficou 50 dias.
    Mostra a cara e para de enganar a torcida e atrapalhar quem pelo menos teve coragem de assumir.



    Diego

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. "Diego", claro que este nao eh o seu nome real,mas tudo bem, antes de tudo quero que saiba que realmente sou um torcedor fanatico do CSS e de arquibancadas e nao faco parte de nenhum lado do nosso clube, e quando Dr. Genisson assumiu vibrei bastante porque achei que un profissional brilhante daria novos ares ao CSS, o tempo foi passando e as decepcoes foram acontecendo, e pelo que vimos na sua replica vc concorda que os nomes acima citados se tornaram desafetos dos atuais gestores seja por desempenho ou por discordancias, agora Diego nos nao podemos nos esconder do sol com uma peneira, a administracao do nosso rival estar nos dando um show,seja de preparo,de organizacao ou resultados e hoje quem ouviu o programa esportivo da 930 ficou bem evidenciados esta diferenca, quando o diretor financeiro do rival deu uma entrevista falando com toda a seguranca e conhecimento do futuro da seu clube, e em seguida teve uma entrevista com um representante da nossa equipe, entrevista esta que transpareceu que nao temos nenhum tipo de planejamento, que vcs nao sentaram nem para combinar o que tinham que falar quando fosse por ventura questionado sobre o futuro do nosso clube este representante nao sabia nem o numero de atletas que continuaria para o proximo ano e nao sabia direito nem para quem foram emprestados, isto chama-se desorganizacao, as criticas sao feitas nas atitudes tomadas por vcs e nao no homem que vcs sao, o que nos esperamos de vcs eh minimo de organizacao para que nao sejamos mais tao humilhados como fomos este ano, mais infelizmente vc acha que estar tudo bem, eh este tipo de atitude que nos deixa mais preocupado pois estamos sem pespectovas nenhuma para o futuro, passaremos mais um ano sendo coadjuvante e nao o principal neste proximo campeonato, que ja estar ficando sem gracas para nos torcedores colorados.

      Excluir
    2. Discordâncias... OK. Deve ter mesmo. Não se cresce fazendo as mesmas coisas sempre. Todos nós temos que concordar entretanto, que essa "modelagem" adminitrativa de um "mandar" e os outros obedecerem... não funciona mais. Não estou dizendo que esse é o caso de Genisson... mas digo com certeza que era o caso do ex-ditador que já se foi e infelizmente deixou rastros... O Sergipe deve caminhar para uma administração moderna. Não é nem querer fazer... é ter que fazer... senão as consequencias serão gravíssimas. Nossos inimigos são nossos espelhos, nos dizem o tempo todo onde devemos melhorar (vide Sun Tzu - A Arte da Guerra) O Sergipe deve e vai planejar administrativamente melhor. Aguardamos esse tempo de setembro-dezembro para fazer isso. Agora estamos fora do "sufoco". Porém, devo dizer, que os azulinos estão no terceiro ano de gestão e vieram ganhar o primeiro título agora. Concordo plenamente sobre sua organização, todo mundo no seu lugar, falando a mesma linguagem, olhando para o mesmo horizonte. É administração moderna. A meta estabelecida e cada um sabendo o que vai fazer. Acho que aprendemos a lição e acho que sabemos qual o remédio... é só tomar. Zé Maria

      Excluir
  4. Rickley,
    Foi muito bom você abordar o tema marketing para ver se os nossos dirigentes acordam. Mas o MKT por si só não resolve nada se não estiver aliado a um bom Planejamento Estratégico. E foi isto que tentamos fazer quando nos reunimos na Multserv em 2009 (ou foi 2010). Muito do que foi pensado naquela reunião foi adotado pelo Dr. Carlos Alberto, como por exemplo iniciou-se a transformação do CSS em Clube com a adoção de esportes olímpicos, com o objetivo mercadológico de atrair novos públicos, ação que hoje continua mas descontextualizado do seu objetivo, sendo até mesmo seguida pelo nosso maior rival.
    Mas de nada ainda implementar uma ação se não acompanhamos e mesuramos os resultados, por exemplo quantos rubros sabem que no ano passado fomos campeões de FutSal, Basquete e Voley (numa final contra a ADC com Ginásio com bom público). Quantos sabem que obtivemos exito na natação, atletismo e Futebol de Praia, ganhando este ano um torneio em Maceió. Se o MKT não está aliado à comunicação de nada adianta. Este tipo de ação reforça a marca. No Rio, por exemplo,a imagem do Flamengo é também associada à Ginástica, o Botafogo ao Remo, o Fluminense à natação, etc.
    Neste ponto está o mérito do adversário, ele usa a comunicação e o MKT para encobrir as suas falhas. Lá é tido como exemplo de administração, mas ninguém fala o valor das dívidas que impede que eles tenham as certidões negativas; ninguém fala que o Sabino está penhorado e que eles já perderam até no TRF o direito de ser litisconsorte no processo de falência da fábrica, e de uma hora para outra o leilão pode ocorrer (eles mascaram isto fazendo reformas cosméticas)(Já no Sergipe é o contrário os defeitos são divulgados e as virtudes ocultas). Mas para isto está a comunicação e o marketing.
    Apesar de hoje está cada vez mais ocupado, e gratificado com os resultados que venho obtendo na Emsetur, sempre me coloquei á disposição do meu clube para ajudar não só em MKT mas em planejamento estratégico. Mas não adianta por-me a trabalhar se não tiver uma diretoria que apoie e participe das ações.
    Os trabalhos de MKT não dão resultado de uma hora para outra, mas se bem feito os resultados aparecem, tanto que hoje na minha atuação profissional comemoro o fato de Aracaju ser a segunda cidade mais procurada para o feriadão de 7 de setembro, já termos hotéis com reservas esgotadas para o Réveillon, dentre outros alcances baseados em um trabalho que segue um Plano de Marketing, tal qual vislumbrei fazer para o Sergipe.
    Carlos Nascimento

    ResponderExcluir
  5. Olá, Carlos Nascimento. Suas colocações são bastante pertinentes. Parabéns pelo trabalho que desenvolve junto à ENSETUR.

    Sua experiência profissional poderá contribuir com o Sergipe. Caso você tenha ideias a serem implementadas quanto a essa questão do Marketing no clube, e também tenha interesse em apresentá-las, é só me mandar um e-mail (ricsergipe@gmail.com) que intermediarei um encontro com a Diretoria rubra para debatermos sobre esse ponto.

    Rickley.

    ResponderExcluir
  6. Ricley, contra fatos nao existem argumentos, como eh salutar lermos comentarios iguais ao do carlos Nascimento, e isto vem cada vez mais fortalecer as opinioes da maior parte da torcida rubra, que as ideias soh sao bem vindas a atual gestao do CSS, quando sao apresentadas pelo trio de ferro que estar no comando, tenho minhas duvidas se vc conseguirar intermediar uma reuniao entre o trio de ferro e o sr. Carlos Nascimento, concordo plenamente quando o amigo Ze Maria diz que remedio tem, basta querer tomar, quando relacionei alguns nomes que poderiam ajudar diretamente ou indiretamente com a diretoria e foram fritados na giria do futebol o ultimo que nao relacionamos anteriormente foi o proprio Ze Maria. Vc mesmo Ricley eh um baloarte que diariamente vem mostrando que quer ajudar, e tem condicoes.mais nao solicitam a sua contribuicao pq simplesmente vc eh um dos milhares de torcedores que se manisfestaram na tirada do poder do CSS o ex ditador. Enquanto nao este tipo de conceito dentro desta gestao nao iremos a lugar algum, nao sou favoravel a mudanca de presidente e sim da mudanca de sua postura como tambem mudancas em alguns dos acessores, acho que pessoas como : Ricley,Ze Maria e o proprio Carlos Nascimento podem contribuir e muito com o CSS. Quem sabe se uma reuniao com a torcida, promovendo um dia de trabalho em equipe, formando varios grupos de trabalho e cada grupo elaborasse um plano e ao final do dia cada grupo fizesse sua apresentacao, cabendo ao presidente defenir quais as ideias ele colocaria em pratica.e antes que alguen critique esta sugestao alegando que poderia virar bagunca, soh poderia participar quem fizesse a inscricao e pagasse uma taxa, ou seja fariamos um seminario voltado unico e exclusivo voltado em montar um plano de acao para o CSS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Anonimo. Tenho certeza de que se essa implementação for acatada pela diretoria, muitos de nós poderíamos contribuir. O Carlos Nascimento mesmo é um profissional de experiência internacional em gestão e marketing e confesso que até hoje não vi nada mais consistente do que o plano de marketing desenvolvido por ele. Mas ele tem razão quando diz que tudo tem que ser feito por um Planejamento Estratégico e a orientação deve ser de cima para baixo, isto é, a diretoria deve querer aplicar porque senão não dará certo. Essa idéia dos grupos de trabalho é fantástica. Seria um brainstorming de idéias consistentes que alargariam os horizontes. Acata diretoria... vamos pro trabalho. Tem muita gente boa aqui querendo ajudar. Zé Maria.

      Excluir
    2. Rickley e anônimo.
      Tanto o Planejamento estratégico quanto um plano de MKT não podem ser feitos dentro de um gabinete, mesmo eu tendo um desenho do que se pode ser implementado de nada adiantaria sem saber o que deseja a torcida. às vezes a consulta é direta através de pesquisas, o que demanda custos e tempo, mas hoje em dia pode ser indireta acompanhando-se as mídias sociais, por exemplo os comentários em blogs e notícias fornecem muitas informações, que à alguém que não é do ramo passa desapercebida. A nova campanha do Turismo Sergipe que está sendo lançada para a próxima estação foi feita com base em comentários e opiniões de turistas sobre Sergipe, inclusive o slogan que vai nortear a campanha: Sergipe é tudo de bom. Eu estava para passar um email para Ricley mas até mesmo aproveitando a sugestão do anônimo lhe digo que tenho data disponível a partir de 23/09, exceto 26 e 27, e que seria muito interessante podermos desenvolver algum trabalho que fosse apresentado já no dia 17 de outubro.
      Carlos Nascimento

      Excluir
  7. Ricley,vc conseguiu intermediar alguma reuniao entre a diretoria do css e o profissional de MKT o sr. Carlos nascimento. Pq percebemos que quando alguen faz qualquer tipo de criticas a atual gestao do CSS,a resposta eh imediata por parte de alguns dos integrantes da diretorial,eh logico que usando pseudonimo, dizendo que a torcida soh sabe criticar ao inves de ajudar, e agora aparece um profissional disposto a colaborar, vamos ver qual serah a reacao da diretoria.

    ResponderExcluir
  8. Amigo, estamos viabilizando isso. Valeu, Rickley.

    ResponderExcluir

Deixe abaixo o seu comentário, ele estará visível depois de APROVADO pelo administrador do blog: