terça-feira, 29 de maio de 2012

O PRESIDENTE DA FSF, CARIVALDO DE SOUZA, PREJUDICOU O ITABAIANA!

        Ao escutarmos uma entrevista concedida pelo Presidente da Federação Sergipana de Futebol, Carivaldo de Souza, no último sábado, à uma emissora de rádio local (Jornal AM), ficamos estarrecidos com uma declaração sua afirmando que teria pedido, à CBF, que deixasse o representante sergipano na Série D (no caso, o Itabaiana) de fora da primeira rodada dessa competição. Tal reivindicação fora em face do período curto que haveria entre o término do Estadual e o início do campeonato brasileiro.

        Caros leitores, essa atitude do Presidente foi de uma infelicidade tamanha, pois, de acordo com a tabela da Série D divulgada pela CBF - que, por sinal, é idêntica a da edição passada - , cada grupo tem cinco equipes, e uma delas folgará na primeira rodada e, também, na última. E isso é uma tremenda desvantagem, pois o Itabaiana encerrará a sua participação na primeira fase com uma rodada de antecedência em relação aos seus concorrentes. Sendo assim, as outras equipes do grupo já terão conhecimento do que precisarão para se classificar e podem fazer combinações na última rodada. E mesmo que não façam isso, o "tricolor serrano" provavelmente dependerá de algum resultado para se classificar. Sem contar que as equipes, porventura, já eliminadas, dificilmente terão interesse nos seus derradeiros jogos.

        Na edição passada da Série D, por exemplo, das oito equipes que não atuaram na primeira rodada nos seus respectivos grupos, apenas duas conseguiram a classificação: o Coruripe/AL e o Vila Nova/MG. Mas para que isso pudesse acontecer, ambas tiveram que fazer campanhas quase que irretocáveis na competição, com um aproveitamento na base de 70% dos pontos disputados. E isso se aplicará ao Itabaiana também, caso almeje se garantir na segunda fase. O futebol envolve muitas coisas, e quando uma equipe passa a depender de outros resultados, as coisas se tormam mais difíceis.

        E pior ainda, Carivaldo de Souza ainda se gabou de tudo isso, dizendo que a sua solicitação fora atendida, transparecendo um certo "prestígio". DURMA COM UM BARULHO DESSES! E nós, com a mais pura inocência, achavámos que a tabela teria sido elaborada através de sorteio, como, aliás, deveria ser, colocando em pé de igualdade todas as equipes na montagem da tabela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe abaixo o seu comentário, ele estará visível depois de APROVADO pelo administrador do blog: